• Elofy

Por que utilizar a reunião 1:1 (one-on-one)?

Atualizado: Abr 28



A liderança envolve, entre outros aspectos, a capacidade de desenvolver continuamente cada membro da equipe. Neste sentido, o líder precisa dar abertura para o diálogo, agindo como um articulador e indutor do debate. Para isso, é papel da liderança trabalhar para criar um clima organizacional onde as pessoas se sintam confortáveis, o que envolve ouvi-las na sua essência, ser amigável e apoiar suas necessidades.


Neste contexto, o modelo de reunião 1:1 aparece como uma ferramenta valiosa para líderes que desejam conduzir equipes de forma mais eficaz. Este tipo de reunião compreende o encontro entre duas pessoas com a finalidade de estabelecer uma comunicação mais aberta e construtiva entre ambos.


A reunião 1:1 é uma das mais importantes ferramentas de produtividade e oferece benefícios valiosos, como o favorecimento da prática do feedback; a abertura de espaço para o treinamento e orientação dos liderados - favorecendo o desenvolvimento individual contínuo - e a melhoria da comunicação e integração entre líder e liderado. Isso reflete em ganhos significativos para o coletivo à medida que melhora o desempenho da equipe de um modo geral.


No entanto, sem uma estrutura, a 1:1 torna-se uma reunião como qualquer outra. Por isso, é imprescindível que o líder observe as premissas básicas de sua metodologia para conduzi-la da maneira eficaz, a saber:


Tempo: o primeiro aspecto a ser ressaltado é a periodicidade, já que a reunião 1:1 só funciona quando é realizada de forma regular e consistente. A regularidade dos encontros pode impedir que problemas maiores aconteçam, pois permite feedback imediato e regular através de uma comunicação aberta. Recomenda-se que o líder reserve de 30 a 60 minutos semanalmente (ou quinzenalmente) para cada um dos membros da sua equipe para realizar este tipo de conversa.


Espaço: outro elemento importante para que a reunião 1:1 seja bem-sucedida é criar um espaço em que os indivíduos se sintam à vontade para discutir os seus problemas e preocupações. Esse tipo de reunião é focado, principalmente, no colaborador, sendo vital a sua participação nesse processo. Para criar este espaço, não é preciso estar confinado em uma sala de conferências, o líder pode sugerir sair do escritório para passear ou tomar um café, por exemplo.


Tema / pauta: é importante que a reunião seja mais focada no colaborador, pois trata-se da oportunidade de verificar seu alinhamento junto às demandas da empresa. A criação de uma agenda prévia compartilhada ajuda a garantir a cobertura de tópicos prioritários, permitindo que ambas partes se apropriem da reunião, além de fornecer contexto antes da sua realização.


Postura do líder: as pessoas não se desenvolvem se o líder não fizer disso uma prioridade, elas precisam de apoio e é papel do líder oferecer o seu tempo, interesse e esforço para ajudá-las. Um comportamento empático e acolhedor coloca as pessoas à vontade e prepara o palco para interações suaves e produtivas.


Ressalta-se que um aspecto importante de ser líder é garantir que seus funcionários se sintam ouvidos e valorizados. Deste modo, é substancial que o líder ouça os seus liderados com atenção e, depois disso, aja como um facilitador de soluções, orientando-os de forma polida e respeitosa e incentivando-os a dar o seu melhor.


Inúmeros são os benefícios do feedback contínuo promovido através das reuniões 1:1, tanto para o líder quanto para os membros da sua equipe. O líder é capaz de extrair o melhor dos seus liderados, eliminando tensões desnecessárias, melhorando o fluxo de trabalho, aumentando o nível de energia da equipe e fazendo com que seus funcionários se sintam valorizados. Paralelamente, a partir do feedback dos seus liderados, o líder tem a oportunidade de ajustar a sua liderança para que seja ainda mais efetiva.


Além disso, o ambiente de maior integração e de comunicação criado a partir das reuniões 1:1 cria condições para a avaliação eficaz do desempenho em projetos nas diversas áreas de atuação da empresa, contribuindo para um melhor desempenho não apenas individual, mas da empresa como um todo.


Diante de tais benefícios, é incontestável que a utilização da metodologia 1:1 deve se tornar uma prática assídua entre líderes. Isso porque a melhoria da qualidade de vida no trabalho e o avanço dos resultados organizacionais representam macro objetivos essenciais ao papel da liderança, que deve se equipar das melhores ferramentas e práticas para alcançá-los com excelência.


Por Gabriela Kern Donamore

Marketing Analyst, ELOFY

0 visualização

Software de Gestão do desempenho, modo ágil, que ajuda o RH a alinhar,

desenvolver, reconhecer e engajar as pessoas.

Redes sociais

Facebook

Linkedin 

Instagram

quero@elofy.com.br

+55 51 30720087

Feito com ♥ pela Elofy.