Por dentro da metodologia OKR
Atualizado: 27 de Jul de 2020

Realidade entre as gigantes do Vale do Silício, a adoção de técnicas de gestão destinadas a melhorar o desempenho de colaboradores já faz parte do dia a dia das empresas que desejam criar uma cultura de alta performance. Os OKRs (Objectives and Key-Results) vieram com o propósito de melhorar a excelência operacional através de um modelo de gestão de metas que auxilia organizações a gerenciar pessoas de uma forma mais transparente e flexível.
Introduzida por Andy Grove, da Intel, essa metodologia cria resultados e traz impactos positivos no desenvolvimento coletivo e individual a partir da medição de objetivos e metas mensuráveis. Direcionados a um foco em comum, os Objectives and Key-Results atendem aos principais problemas de gestão à medida que alinham esforços, comunicam objetivos e criam mais engajamento entre times.
Por ser considerada uma forma de unificar e orientar equipes, os OKRs promovem a visibilidade dos objetivos centrais e estabelecem indicadores (resultados-chave) para mensurar o progresso das metas, permitindo uma comunicação mais precisa.
O termo OKR divide-se em três componentes fundamentalmente: o objetivo, que configura aquilo que você deseja alcançar, os key-results, que irão medir seu progresso em direção ao objetivo e as iniciativas, que definem o que precisa ser feito para que se atinja o OKR.
Objetivos
"O que desejo alcançar?". São os resultados que a empresa deseja atingir definidos por um período pré-estabelecido. Os objetivos devem ser qualitativos, inspiradores, ambiciosos e alinhados ao contexto da empresa.
Critérios relevantes para a definição dos Objetivos:
Simplicidade: Inspiradores e fáceis de entender.
Prazo de conclusão: Possuem prazo para sua conclusão, que dependerá da abrangência do objetivo.
Verbos de estímulo: Linguagem que promove a motivação e o engajamento, transmitindo de forma clara a intenção do objetivo a ser alcançado. (Verbos: conquistar, promover, lançar, aumentar, criar, aperfeiçoar e desenvolver)
Desafiadores: Ambiciosos, que promovam táticas e estratégias diferentes para seu atingimento.
Key-Results
Resultados-Chave; "Estou atingindo o meu objetivo?". Maneira pela qual a empresa mede o progresso em direção aos objetivos. Os resultados-chave devem ser mensuráveis, quantitativos, limitados em quantidade e possuir um limite de tempo.
Critérios relevantes para a definição de Key-Results:
Medidor de progresso: Quantitativos, desafiadores e mensuráveis.
Prazo de conclusão: Possuem prazo de conclusão e necessitam ser relevantes para o progresso do objetivo como um todo.
Limitados: O número ideal de resultados-chave por objetivo varia entre 3 e 5, no máximo.
Foco: O foco deve estar no objetivo central, não nos meios de alcançá-lo.
Iniciativas
"O que farei para atingir o meu objetivo?". Iniciativas são apostas que definem como você deve agir (projetos, atividades ou atitudes) para alcançar os seus OKRs.
Critérios relevantes para a definição das Iniciativas:
Importância: Possibilidade de visualizar o que será feito para atingir os OKRs.
Esforço Múltiplo: Devem possuir pelo menos um responsável para orientar os colaboradores em direção ao sucesso do OKR.
Definição: As iniciativas devem ser definidas em reuniões de check-in semanalmente, sendo importante revisar tanto o progresso das atividades quanto dos OKRs.
Exemplo de OKR
Objetivo
Lançar com sucesso o Produto X em âmbito nacional.
Key-Results
KR 1: atingir 5.000 usuários na primeira semana
KR 2: atingir o rating de 4.5 na app store
KR 3: atingir 60% de retenção D+1
Iniciativas
1.1: fazer 10 postagens no Instagram comunicando o lançamento do produto
1.2: treinar 5 pessoas na Central de Atendimento
1.3: enviar 3 notificações (push) para cada usuário cadastrado
Benefícios dos OKRs
Transparência e visibilidade dos objetivos e metas de níveis organizacionais
Agilidade na entrega de resultados
Engajamento através da participação do atingimento de metas
Agilidade na comunicação entre times e equipes
Foco para os objetivos prioritários da empresa em determinado período de tempo
Eficácia para a tomada de decisões
Horizontalidade dos departamentos
Auxílio no processo de avaliação individual de performance
Linguagem simples e contextualizada
Devido a transparência gerada pelos Objectives and Key-Results, é possível acompanhar o desenvolvimento de todos dentro da empresa, criando uma gestão mais ágil e equipes mais engajadas. Dessa forma, pode-se dizer que a metodologia OKR é a abordagem ideal para as empresas que desejam estabelecer uma cultura estruturada e voltada para o alcance de metas.
Por Gabriela Kern Donamore
Marketing Analyst, ELOFY