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OKR x KPIs: O que são e quais as diferenças? Veja exemplos




Você sabe o que são OKRs? E KPIs? Esses são dois assuntos que muitas vezes andam juntos e que podem ser facilmente confundidos. Neste artigo nós vamos trazer a definição dos dois termos, mostrar exemplos e explicar as principais diferenças entre os dois.




OKRs e KPIs são dois termos muito conhecidos dentro das empresas e de áreas como RH, marketing e comunicação. Porém suas semelhanças acabam levantando uma série de dúvidas entre seus usuários.

Por trabalharem juntos e muitas vezes se complementarem, é normal que aconteçam algumas confusões. Vamos então entender o que essas siglas significam e onde divergem.



O que é OKR?


OKR significa “Objectives and Key Results”, que, em sua tradução, fica “Objetivos e Resultados-Chave''. É a metodologia usada e proposta pela Elofy. Aqui um guia iniciante para entender um pouco mais.

Resumidamente, o OKR é um sistema de gerenciamento de metas que funciona com base em 3 pilares principais: objetivos, key results e iniciativas.

Os objetivos indicam aquilo que queremos, onde queremos chegar. Os key results informam se estamos chegando lá. As iniciativas ditam o que faremos para atingir nosso objetivo, são projetos e tarefas visando chegar lá.


O que é KPI?


KPI significa “Key Performance Indicator”, que, em sua tradução, fica “Indicadores-Chave de Performance”. É um tipo de medição de desempenho, que avalia a performance e o sucesso das atividades propostas.

Assim como os OKRs, os KPIs são objetivos e pontuais, visando entregar apenas informações relevantes e necessárias.

Aqui não existe uma regra de funcionamento, porque os KPIs vão depender muito de cada empresa e de cada propósito. Existem diversas métricas possíveis de serem usadas e a escolha dependerá da necessidade de cada equipe.

Alguns exemplos de KPIs são taxa de conversão, taxa de reclamações, tráfego no site, tempo médio de uso, engajamento, Customer Lifetime Value e outros. Mais adiante mostraremos com mais detalhes.


Os “Ks” da questão


Como vocês devem ter percebido até aqui, a grande semelhança que existe são nos “Ks”. O Key Result e o Key Performance.

A principal diferença entre os dois termos é a pergunta que se faz para eles. Enquanto nos Key Results nós respondemos se estamos chegando no nosso objetivo, no Key Performance nós respondemos em que condições estamos atingindo ele.

Os dois “Ks” são métricas que visam o resultado, que tem por objetivo atingir o objetivo final. Porém, o KR é uma métrica de sucesso, enquanto o KP é uma métrica de controle.

Outra diferença é a quantidade. Enquanto nos KRs existe um limite sugerido (no máximo 5), não existem limites para Key Performance. Tudo que ajude no controle dos resultados é válido e bem-vindo, desde que seja sempre monitorado.




Exemplos


Para facilitar sua visualização, vamos colocar aqui dois exemplos práticos que você precisaria usar tanto OKRs quanto KPIs.

Exemplo #1

Você quer um aumento nas vendas do seu produto.


  • Key Result: aumentar o fechamento de venda de 10% para 15%

  • Key Performance: número de impressões no site; tráfego da web; taxa de conversão.


Exemplo #2

Você está tendo um grande custo com o tráfego pago e quer diminuir.


  • Key Result: diminuir o custo de conversão de R$91 para R$71

  • Key Performance: taxa de cliques (CTR); índice de qualidade (QS); taxa de conversão.


Apesar de diferentes, eles funcionam juntos?


Como dissemos antes, os OKRs e os KPIs se complementam. Os dois agem juntos no grande propósito: atingir o objetivo. Eles não apenas andam juntos, como também estão conectados.

Pode-se dizer que o Key Result parte de uma baseline e mira em um target, visando uma mudança de patamar. E o Key Performance auxilia nesse meio tempo, fazendo a zona de controle, apenas para garantir que tudo saia como o planejado.

Então sim, eles funcionam perfeitamente juntos! Aliás, muitas vezes a presença de ambos é indispensável. Isso porque é possível que em um OKR tudo que foi estabelecido seja cumprido e mesmo assim o resultado não seja bom.

Em um planejamento, a equipe precisa não apenas definir suas metas e suas tarefas, mas também se comprometer a analisar o processo, mudando tudo aquilo que for necessário para sempre se manterem alinhados ao objetivo. E é aqui que os dois agem em conjunto.





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Descarte agora a ideia de fazer tudo isso em planilhas do Excel. Se você já entendeu a importância do OKR na sua empresa, seu próximo passo é decidir o software que facilitará o seu caminho.

A Elofy se compromete a te ajudar nessa missão. Com um software fácil, intuitivo e amigável, nós te ajudaremos a automatizar seus OKRs, além de oferecer features para avaliações de desempenho, feedbacks, pesquisas e muito mais.

Gostou do artigo? Conseguimos te ajudar? Deixe seu comentário! 💙

Por Thaisa Valdez


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