Hora de olhar para dentro
Atualizado: 28 de Abr de 2020

São pequenos movimentos que iniciam o processo de transformação na gestão.
Não importa se é uma empresa de tecnologia, da indústria, uma startup ou se já está consolidada no mercado. É importante estar atento às percepções das pessoas que compõem seu quadro funcional pois são elas que movem o negócio.
Uma das formas mais eficazes de realizar o diagnóstico da situação atual de uma empresa é realizando de forma periódica uma pesquisa clima. Essa ferramenta nos permite ter a exata percepção de como está a saúde da empresa e das relações funcionais que envolvem o seu dia a dia. Se bem estruturada, a pesquisa pode gerar importantes insights sobre temas relevantes - como Liderança, Cultura, Remuneração, Ambiente entre outros.
Se realizada pela primeira vez, a pesquisa de clima pode ser assustadora. Ela da voz às pessoas e faz emergir, muitas vezes, necessidades ignoradas pela gestão e que podem ser o diferencial entre a manutenção ou não de importantes talentos.
É preciso respirar fundo e propor a pesquisa de clima sem o receio de encontrar problemas, mas, sim, com a abertura necessária para identificar oportunidade de melhorias.
Normalmente - o receio de encontrar os problemas inibe a realização das pesquisas, mas é importante destacar que são justamente estes os motores da mudança. Costumo dizer que o importante não é arrumar tudo de uma vez. O importante é procurar entender o que está errado, o que está bem, o que pode ser melhorado e fazer os movimentos de mudança.
Os processos de ouvir, ajustar, melhorar, aperfeiçoar não precisam estar ligados a grandes movimentos de mudança, mas, necessariamente, precisam estar ritmados e alinhados com as necessidades das pessoas como em uma grande orquestra aonde a sinergia de todos os instrumentos produz o resultado final.
Por Daniel Kafruni
CEO, ELOFY