• Elofy

Feedback x Feedforward

Atualizado: Jul 27



Já parou para pensar que as melhorias que você busca talvez não estejam acontecendo porque o seu feedback não está sendo dado de forma que o receptor possa adotar?


Uma das razões pelas quais as pessoas não progridem depois de receber feedback é que não sabem necessariamente o que fazer com ele. Por isso, para que o feedback tenha impacto, você deve colocá-lo em termos que possam ser operacionalizados.


Quando se fala sobre coisas que pertencem ao passado, a conversa para. Ninguém pode voltar no tempo e escrever um resultado diferente, o que está feito está feito. Um feedback profundamente enraizado no passado vincula as pessoas a uma narrativa imutável sobre sua própria inteligência e habilidades, gerando um sentimento de frustração, incapacidade e desamparo.


Complementar ou alternativo ao feedback, o conceito de feedforward, originalmente desenvolvido por Marshall Goldsmith, consiste em um feedback para o futuro, e está presente na cultura empresarial de gigantes como a Netflix.


Em vez de pensar no passado, diferentemente do feedback tradicional, o feedforward baseia-se em agilidade, adaptação e ação, direcionando o caminho para o desenvolvimento contínuo à medida que responde três perguntas:


O que devo COMEÇAR a fazer?
  • (start): novas hábitos e iniciativas, além de outras ações que deveriam mas não estão sendo executadas.


O que devo PARAR de fazer?
  • (stop): processos e comportamentos que estão sendo ineficazes, gerando improdutividade.


O que devo CONTINUAR fazendo?
  • (keep): práticas que estão funcionando bem e devem ser mantidas e enfatizadas.

O feedforward começar/parar/continuar é uma abordagem única para fornecer feedback que melhora o desempenho, aumenta a produtividade e mantém as equipes no caminho certo, levando a avanços no desenvolvimento.


Dar um feedback melhor é o objetivo, entretanto, não há nada de simples ou direto em dizer às pessoas como melhorar.


O feedback direcionado para o futuro cria consciência, libera criatividade, constrói equipes mais autônomas e resilientes, além de promover uma mentalidade de crescimento ao cultivar soluções entre os envolvidos, proporcionando mudanças realmente significativas na cultura da sua empresa.



Por Gabriela Kern Donamore

Marketing Analyst, ELOFY

Software de Gestão do desempenho, modo ágil, que ajuda o RH a alinhar,

desenvolver, reconhecer e engajar as pessoas.

Redes sociais

Facebook

Linkedin 

Instagram

quero@elofy.com.br

+55 51 30720087

Feito com ♥ pela Elofy.