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Obrigado pelo Feedback

Atualizado: Jul 27

Acelere seu desenvolvimento através de um feedback realmente efetivo.



O feedback é, basicamente, o ponto de partida para o desenvolvimento pessoal e profissional. Por meio dele, podemos trocar percepções, alinhar expectativas, levantar pontos fortes e enxergar oportunidades de melhoria com maior clareza. Isso quer dizer que é possível, através do feedback, otimizar resultados e influenciar no desenvolvimento de contribuidores? Sim, e muito, mas tão importante quanto entregar o feedback é saber de que forma conduzi-lo a impactos realmente positivos. É aí que uma boa comunicação pode ser a chave para fortalecer culturas, além de transformar significativamente o dia a dia das pessoas.


Te liga, na prática, em como mandar bem no feedback e impactar novas atitudes, fomentando o crescimento constante no seu ambiente de trabalho. Nunca esquecendo, entretanto, que o feedback é uma via de mão dupla e sua eficiência será tão maior quanto for a entrega e o comprometimento dos envolvidos neste processo.


Para começar, sempre tenha em mente quatro aspectos, ao conduzir um feedback: contexto, comportamento, impacto e expectativa.


Contexto: seja específico ao descrever a situação que originou o feedback.

“Na reunião de produto da última segunda-feira”

Comportamento: concentre-se em comportamentos específicos, aqueles que podem ser analisados.

“eu notei que, por vezes, você levantou a voz e interrompeu seus colegas, dando início a uma discussão”

Impacto: quais as consequências e de que forma esse comportamento impactou?

“que acabou sendo contraproducente, uma vez que foi preciso remarcar a reunião para que pudéssemos concluí-la”

Expectativa: deixe seu propósito e a expectativa da empresa claros, e finalize buscando novas soluções para antigos problemas de forma conjunta.

“Existe alguma razão para que isso tenha ocorrido? De que forma nós podemos evitar uma situação semelhante, no futuro?”

Por fim, o feedback efetivo:

“Na reunião de produto da última segunda-feira, eu notei que, por vezes, você levantou a voz e interrompeu seus colegas, dando início a uma discussão que acabou sendo contraproducente, uma vez que foi preciso remarcar a reunião para que pudéssemos concluí-la. Existe alguma razão para que isso tenha ocorrido? De que forma nós podemos evitar uma situação semelhante, no futuro?”

E aí, bora começar? Enfatize pessoas e seja o agente da mudança no processo de transformação da sua empresa modificando comportamentos através da motivação e promovendo o desenvolvimento de todos.



Por Gabriela Kern Donamore

Marketing Analyst, ELOFY

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