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Cuidados que você precisa ter na comunicação com seus colegas em tempos de trabalho remoto

Atualizado: Jul 27



No nosso último post, relativo ao home office, abordamos quais cuidados as empresas precisam ter para manter o alinhamento e uma comunicação fluída em tempos de trabalho remoto.


Agora, é hora de olhar para o seu dia a dia de trabalho e pensar de que forma você pode ser mais afetivo ao se comunicar com a sua equipe.

Se liga:


1. Não espere uma reunião para comunicar suas entregas para seu time

Dê visibilidade constante para o que você e seu time estão entregando no dia a dia. Esta é a melhor forma de manter todos alinhados sobre o progresso dos projetos, diminuir a ansiedade das pessoas e agilizar ajuda em determinados projetos.



2. Cuidado para chats privados não desalinharem o restante da equipe

Não que seja uma prática correta, mas sabemos que muitas empresas possuem o alinhamento "por tabela" dos times, devido a proximidade física. Agora, é hora redobrar o cuidado para não deixar de alinhar com todo time aquilo que você alinha individualmente com alguns pares, mas impacta todas as pessoas da empresa.



3. Entenda a natureza de cada canal de comunicação antes de se comunicar

Com certeza você já deve ter se perguntado se deveria enviar um e-mail ou uma mensagem no grupo da empresa, um chat no privado ou tudo junto. Se seu gestor e a empresa não definiram a natureza dos meios de comunicação, reflita o que faz mais sentido de acordo com a cultura da empresa e crie você um padrão para se comunicar.



4. Nem toda reunião precisa de uma videoconferência

Se antes as pessoas advogavam que nem todas reuniões precisavam ser presenciais, agora é bom alertar que nem todas reuniões precisam de videoconferências. Use o discernimento, alguns temas podem ser fácil e rapidamente resolvidos por uma conversa de chat.



5. Dê contexto ou use áudio para não criar ruídos na comunicação

O desafio do chat é a tendência das pessoas em resumir muito a informação que desejam comunicar. Algumas pessoas já possuem tanta afinidade que, de fato, meia palavra basta para entender todo o significado da mensagem. Na ausência de mais elementos para compor o significado da mensagem, busque sempre contextualizar o que vai dizer e ser objetivo no que você desejar comunicar.



6. Seja claro e objetivo sempre que for se comunicar

Pense e respeite o canal adequado para cada comunicação, qual público interessado e impactado na mensagem, dê contexto sobre o que será abordado com clareza e objetividade.



7. A boa comunicação para combater a desorganização

A adoção inesperada do trabalho remoto vai forçar a todos nós a lidar, em algum nível, com a organização ou desorganização digital da empresa. Nesse sentido, a comunicação terá um papel definitivo para cada pessoa ser um organizador da informação na empresa.





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