Software de Gestão de Pessoas

que ajuda o RH a alinhar,

desenvolver, reconhecer e engajar as pessoas.

quero@elofy.com.br

+55 51 30720087

  • Elofy

Como funciona a Avaliação de Desempenho 360º?



Muitas empresas já vêm utilizando o Sistema de Avaliação 360º, o também chamado Feedback 360º ou, ainda, Feedback com Múltiplas Fontes. Este método em que o avaliado recebe feedbacks simultâneos de diferentes fontes ao seu redor (daí o 360 graus) visa descrever os comportamentos e competências consideradas essenciais pela organização, tendo seu fundamento no contraste da autoavaliação com as avaliações dos superiores, dos pares e dos subordinados.


Em outros tempos, somente o superior imediato tinha poder para opinar sobre o desempenho do funcionário, fato que influenciava diretamente na avaliação e, por consequência, na sua remuneração. Este processo foi, então, reestruturado e passou a considerar o desenvolvimento e o aperfeiçoamento do colaborador, conferindo mais justiça e credibilidade à avaliação de desempenho.


Realizada por meio de um questionário específico, esta forma de avaliação de desempenho tem por objetivo alavancar o autoconhecimento no que tange ao planejamento e ao desenvolvimento de carreiras, sendo o sistema mais adequado para situar o colaborador com relação às expectativas da empresa.


Ao final da avaliação, os diferentes feedbacks são decisivos para identificar oportunidades de melhoria e desenvolver planos de ação para guiar o profissional, essencialmente, no que se refere às competências desejadas pela organização.

É importante lembrar, ainda, que os resultados são confidenciais e não é possível saber por quem você foi avaliado, apenas ter acesso ao resultado final da avaliação. Por dispor de visões distintas, o Feedback 360º acaba sendo mais bem aceito por aqueles que recebem os resultados, além de oferecer vantagens, como:


Justiça: maior possibilidade de verificar o real desempenho do avaliado

Exatidão: mais equilíbrio frente a vários pontos de vista

Credibilidade: viabilidade de checar e identificar melhor a perspectiva do avaliado

Valor: maior chance de obter feedbacks mais específicos diante diferentes visões

Motivação: a exposição do feedback dos pares motiva e gera mais mudanças no comportamento dos avaliados


A Avaliação de Feedback 360º é um exemplo de gestão de pessoas que maximiza lucros de modo a organizar pessoas em torno de um mesmo objetivo, além de ser decisiva para estratégia organizacional e o fortalecimento das equipes.


Por Gabriela Kern Donamore, Marketing Analyst na Elofy

34 visualizações1 comentário