Como manter uma cultura de alto alinhamento em tempos de trabalho remoto

Atualizado: Jul 27



O momento que estamos vivendo está forçando muitas empresas a uma curva de aprendizado extremamente rápida no modelo de trabalho remoto, o home office. De todos os desafios que se apresentam, sabe-se que a comunicação e o alinhamento entre times talvez seja um dos principais pontos de atenção.


Por isso, buscando melhorar a experiência daqueles que estão vivenciando o home office pela primeira vez, reunimos algumas práticas com insights rápidos para que você e sua empresa mandem bem nesta transição de formato de trabalho. Se liga:


1. A boa comunicação começa pela organização da comunicação

Estabeleça um manual, mesmo que mínimo, que organize processos, práticas, ferramentas e comportamentos para o trabalho remoto. Além disto, mantenha um canal aberto para as pessoas compartilharem ideias e percepções que ajudem a empresa a acelerar a curva de aprendizado no novo modelo.


2. Crie rituais de alinhamento que potencializem a comunicação

Se a empresa não possui rituais de alinhamento entre equipes, o trabalho remoto irá apenas expor o desalinhamento que todos já sentem. Aproveite o momento para criar rituais aderentes à sua cultura, como, por exemplo, uma cerimônia de check-in para alinhar o trabalho entre as equipes diariamente.


3. Respeite a natureza e o propósito de cada ferramenta de comunicação

Análise se as pessoas não estão tomando o whatsapp do grupo da empresa como uma ferramenta de trabalho ou se não estão usando a ferramenta de comunicação corporativa como o grupo de whatsapp do time. Defina a natureza de comunicação de diferentes canais e alinhe a empresa e times.


4. Cuidado com bolhas de informação entre grupos da empresa

Assim como as redes sociais nos colocam, querendo ou não, dentro de bolhas, é importante cuidar para o trabalho remoto não travar o fluxo de informação entre diferentes níveis hierárquicos e times dentro da empresa. Perceba onde a comunicação está travando, estoure as bolhas e faça a comunicação fluir dentro da empresa.


5. Comunicação como antídoto para a desorganização digital

Pode ser que a transição forçada para o modelo remoto exponha uma possível desorganização digital da empresa e as pessoas comecem a perceber com mais clareza a necessidade de organizar e dar visibilidade para documentos das áreas. Aproveite a oportunidade para se juntar com diferentes lideranças e defina processos de organização que facilitem o acesso as informação entre pessoas de diferentes times.


6. Cuidado redobrado com as #fakenews no escritório virtual

Por fim, não custa lembrar que, no mundo digital, toda e qualquer informação se propaga muito mais rápido do que no ambiente físico. A mudança repentina pode causar muitos desalinhamentos e informações inexatas, portanto, tenha cuidado redobrado e sempre verifique a fonte das informações antes de repassar para seus pares de trabalho.





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